quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Peso da Pedra e o Pink Floyd

O trabalho poderia ser um modo de fazer com que as pessoas buscassem seus interesses,exercitassem e
expandissem seus talentos especiais e deixassem sua marca no mundo.Mas,em geral,vemos algo como a banda descreve em Breath:

Run,rabbit run
{corra coelho corra}
Dig that hole ,forget the sun
{cave esse buraco,esqueça o sol}

A música faz menção a uma canção inglesa que fala da guerra,Run rabbit Run,cantada pela dupla Flanagan & Allen,assim como a Karl Marx,que afirma que,quando outras pessoas controlam e dirigem meu trabalho-
isto é,quando não se trata de minha ação espontânea e autodirigida-eu me torno alienado,não apenas ao meu trabalho e seus produtos mas também em relação à minha própria humanidade.No trabalho,eu perco
o controle de minhas capacidades humanas especiais,como minha autonomia e minha criatividade.De certa forma ,outra pessoa comanda minha atividade,ou seja,não posso sentir que sou eu mesmo,ou tampouco
humano,quando estou trabalhando.Marx concluí que o trabalhador "só pode se sentir livremente ativo em suas funções animais-comer,beber,procriar;e em suas funções humanas,ele nada mais é do que um animal".
Algo semelhante a um coelho,talvez.
Os integrantes do Pink Floyd não foram os primeiros a questionar essa alienação.Em 1921,o filósofo Bertrand Russel afirmou que o industrialismo:
"Força os homens,mulheres e crianças a viver uma vida anormal,artificial,contrária a tudo o que é instintivo.Onde a indústria está totalmente desenvolvida,os homens perdem o direito de desfrutar dos campos verdejantes e do cheiro da terra depois da chuva;eles ficam engaiolados em espaços apertados,cercados por barulho e sujeira,forçados a passar muitas horas por dia realizando determinada tarefa mecânica completamente desinteressante e monótona.O resultado dessa vida contra o instinto é que as populações industriais passam a ser indiferentes e triviais,em constante busca de excitação,sentindo prazer ao ouvir notícias de assassinatos e até de guerras".
Essa alienação é desgastante por não haver um intervalo que os poupe do tédio,da repetição e da rotina do trabalho.Segundo Albert Camus,o dia de trabalho hoje para muitas pessoas funciona da seguinte maneira:
"Acordar,pegar o ônibus,passar 4 horas no escritório ou na fábrica,almoçar,pegar o ônibus,mais 4 horas de trabalho,jantar,dormir e segunda,terça,quarta,quinta,sexta,sábado seguir o mesmo ritmo.
Mas um dia a pergunta 'POR QUÊ' surge na mente e tudo passa a ser aborrecimento com um toque de estupefação".

And when at last the work is done
{E quando finalmente o trabalho terminar}
Don´t sit down,it´s time to dig another one
{Não vá descansar,é hora de cavar outro buraco}

Pink Floyd e a Filosofia-Geoge A. Reisch
P.S. "Se você gosta de música e,em especial dos"caras",não deixe de ler esse livro"

Um comentário: