sábado, 30 de julho de 2011

Discos Que Fizeram Minha Cabeça IX - Top 10

                                         
In The Court Of Crimson King (1969)          






Confesso que meu primeiro contato com o "King Crimson" foi com o álbum "Discipline"de 1981.
A formação já contava com Adrian Belew na voz e guitarra,o que deu outra cara pra banda,
mas confesso que a ficha não caiu.
O som dos caras não é muito fácil de assimilar.Imagine o seguinte:
-sexta feira você come uma feijoada,no sábado você mete um mocotó e,pra fechar,aquele
churrasco de domingo regado à caipirinha...vai dar problema!
Foi só uma década depois(ou mais)que, ao curtir o disco acima ,e com o cérebro
 relativamente "lavado", que virei fã, e de carteirinha.
Ame-o ou deixe-o.Sem meio termo.
O disco é o "debut' da banda e tinha além do sombrio e genial  Robert Fripp 
(idealizador e lider ) nada mais do que Greg Lake pouco antes dele formar o
 "Emerson,Lake & Palmer".
A dupla nem sonhava com a fama e as proporções que seus talentos alcançariam nos anos
que se seguiriam,o que dá ao disco um caráter ainda mais curioso:
Faixa 1- "21st century schizoid man"-(o título já diz quase tudo mas escutar a música é preciso);
Faixa 2- "I talk to the wind" - (maravilhosa,com uma flauta assombrosa,com toques de jazz
e uma letra muito legal: "I´m on the outside,looking inside,what do i see?much confusion,
disillution ,all around me");
Faixa 3-" Epitaph "- (humilhante,dá até uma sensação estranha;a parte que remete
 a um velório no meio da música,confunde,- pra quem ainda tem sentimentos,claro);
Faixa 4- " Moonchild "-( a "mãe" de todas as músicas que vieram depois no quesito:
"Pô, a gente têm 20 anos de idade,uma banda,vamos experimentar?"
Começa como balada,etérea é verdade, e vira...sei lé o quê,mas é foda!!!
12 minutos de inovação;
Faixa 5-"In the court of crimson king"-(faixa título,progressiva mesmo, com um final de arrebentar:
eu sempre volto à minha infância e me vejo num parque de diversões,chega a ser bucólico).
Enfim,e eu tenho que admitir: uma banda e um disco para poucos!
Olha a capa dos caras!
Mas esses serão afortunados!
Obrigado," Rei Escarlate " !!!!


                               

Um comentário: