sexta-feira, 22 de julho de 2011

Discos Que Fizeram Minha Cabeça II-Top 10

No caso do Pink Floyd(a melhor banda do planeta)fica muito difícil escolher.
Mas o objetivo aqui nem é escolher o melhor,até porque música é guiada pela emoção e as opiniões mudam com o tempo e com o número de audições de um determinado disco.
Não irei também colocar mais de um disco da mesma banda na lista,até porque ela seria preenchida quase que inteiramente por" Led e Pink ".Vou celebrar aquele que fez com eu me tornasse fã da referida banda.
Esse é o caso de "Meddle" de 1971; foi com ele que eu abri  "as portas da percepção" para tudo o que veio depois.Além do mais,como deixar de fora um"LP"(só pra lembrar do contexto) que possuí "Echoes"?
Nem vou citar a abertura com o baixo de Roger Waters,ou a linda balada com David Gilmour,nem o hino que é "Fearless",ou o flerte com o blues em "San Tropez",ou a cadela uivante em "Seamus".Tudo é belo e,
ainda assim ,secundário,pasmem!
Com seus 23 minutos,"Echoes",é uma experiência única,completa.Como diria o próprio Waters anos depois:"foi o começo da empatia,o que nos guiou para tudo o que fizemos depois".Perdi as contas de quantas vezes me deitei e "curti o som"mais louco de todos,com tantas nuances,melodias,variações,sonoridades...
E a letra diz quase tudo :"The echoe of a distant time comes willowing across the sand,and everything is green and submarine..."
BUMMMMMM!!!!!!
Aquele velho e bom soco no estômago.Lembrança primal de algo que nem chegamos a ser;saudade, melancolia,crescimento...
Tantas obras primas vieram depois mas esse foi o início...para eles e para mim.
Escute agora ou confira a performance dessa música no DVD -"Live in Pompeia" .Ou ainda em "David Gilmour-Live at Royal Albert Hall",pouco antes da morte do tecladista Richard Wright.O olhar que os dois trocam durante a música ,feita tantos anos antes é ...impagável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário